STAR WARS: CRIAÇÃO DE JOGOS COM SCRATCH

O Scratch é uma plataforma de programação que estimula a aprendizagem de lógica de programação possibilitando a criação de Jogos, histórias, animações e protótipos de aplicações,

Na oficina Criação de jogos do Star Wars com Scratch os participantes desenvolveram atividade mão na massa criando um jogo virtual da saga. Vamos dar vida às ideias e descobrir quais as possibilidades o Scratch nos oferece. Aprimore os seus talentos de criatividade, descubra novas habilidades participando desta oficina.


Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 min

TALK: A INFLUÊNCIA DAS GRANDES FRANQUIAS DE CINEMA NA CULTURA POP ATUAL

Para o Star Wars Week convidados o publicitário e apresentador do Programa Zappeando Andy Fonseca para um bate-papo sobre as as grandes franquias do cinema, e como Star Wars tem influenciado e modificado a cultura pop e o mercado publicitário. Devido ao lançamento dessas grandes franquias não só as pessoas como o mercado mudou. O Talk ocorrerá de forma online, através do Youtube ICBEU Manaus. O link do evento será enviado no e-mail de confirmação da inscrição.

Andy Fonseca

Tem 27 anos, é formado em Publicidade pelo Instituto Federal do Amazonas / North Island Colleege no Canadá e especialista em Marketing Estratégico. Atualmente é apresentador do programa Zappeando da Rede Amazônica (afiliada Globo). Além de apresentador e publicitário, Andy também é músico e grande amante do universo Geek em geral. Extremo conhecedor de filmes, games e cultura pop.

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 min

STAR WARS: DIY NECKLACE

Star Wars: DIY Necklace é um projeto de artesanato simples e fácil de fazer um colar com pingente dos personagens do Star Wars, um ótimo acessório geek de uso pessoal, pode ser uma opção para presentear aquele amigo fã da saga ou quem sabe empreender nesse universo.

A Oficina ocorrerá presencialmente com uso obrigatório de máscara e seguindo as recomendações dos órgãos de saúde nacionais e regionais, para manutenção do bem-estar e saúde de todos nossos colaboradores, familiares, clientes, fornecedores e parceiros.

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 min

STAR WARS: ECOLOGIA PLANETÁRIA NO UNIVERSO STAR WARS

No universo cinematográfico de Star Wars, os cenários chamam muita atenção por sua diferença a medida que os personagens viajam entre os planetas. Porém, muitos dos biomas presentes nestes planetas são muito parecidos com os que temos na Terra. Por exemplo, o Lua florestal de Endor se associa com a taiga (uma floresta de coníferas, com muitos pinheiros). Já Geonosis seria um bioma típico de deserto, com climas quente e seco e pouca vegetação, entre outros exemplos que serão tratados na oficina. Com base nisso, na oficina o participantes montariam um pequeno terrário artificial, com base nestes biomas. Utilizando os seguintes matérias: potes transparente; pedrinhas de aquário; plantas e flores artificiais; areia; terra; cactos ou suculentas pequenas e Musgo.

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 min

NOTÍCIAS FALSAS EM STAR WARS: A ORIGEM DO IMPÉRIO DO MAL


Em 25 de maio de 1977, o cineasta George Lucas e Twentieth Century Fox lançaram “Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança” - o primeiro filme de uma série de nove filmes e dois spinoffs. O filme logo se tornou um fenômeno cultural. Segundo Ryan Britt, editor especializado em ficção científica do site Inverse e autor do livro “Luke Skywalker Can’t Read, as notícias falsas em 'Star Wars' são provavelmente o maior problema daquela sociedade. O objetivo deste talk é explanar uma analogia entre as notícias falsas não verificadas que deram origem a um império do mal em Star Wars e a desinformação atual existente no Brasil.


Karla Pereira

Doutoranda em Informática pela UFAM. Tese focada em Credibilidade da Informação para páginas WEB. Pesquisadora/Colaboradora do Grupo de Tecnologias Emergentes e Segurança de Sistemas do Instituto de Computação/UFAM. A área de pesquisa concentra-se em Segurança da Informação e Aprendizagem Profunda. Mestre em Informática. Formada em Processamento de Dados (UEA) e Administração (UFAM). Painelista no Diálogos de Cibercultura: Segurança Digital, Cidadania e Pandemia do Núcleo de Estudos e Práticas em Cibercultura (NepCiber) em 2021. Participante do "TechCamp Brazil 2020 - Combate à Desinformação por meio da Educação". Palestrante da Campus Party Digital Transire Amazônia 2020 com o tema "Infodemia: a pandemia da desinformação" e Campus Party Digital Brasília 2020 com o tema "Tecnologias no Combate à Desinformação". Painelista no 9º Fórum da Internet no Brasil com o tema "Cenário regional da (des)informação' em 2019'. Palestrante da Campus Party Rondônia 2018 com o tema "Tecnologia no combate às Fake News". Palestrante no Seminário de Jornalismo Profissional no Combate às Fake News com o tema "Como identificar a credibilidade de sites para detecção de fake news" em 2018.

Classificação indicativa: Livre

Duração: 60 min