Star Wars Day

Star Wars Day, 4 de maio, comemora a franquia de mídia Star Wars de George Lucas. A observância do dia comemorativo se espalhou rapidamente pela mídia e pelas celebrações populares.

A data foi escolhida para o trocadilho com o bordão "Que a Força esteja com você" como "Que o Quarto esteja com você". Mesmo que o feriado não tenha sido criado ou declarado pela Lucasfilm, muitos fãs de Star Wars em todo o mundo optaram por celebrar o feriado. Desde então, foi adotado pela Lucasfilm e sua controladora Disney como uma celebração anual de Guerra nas Estrelas.

A primeira referência registrada foi a frase usada pela primeira vez em 4 de maio de 1979, o dia em que Margaret Thatcher assumiu o cargo de Primeira-Ministra do Reino Unido. Um artigo de notícias online da emissora pública dinamarquesa diz que seu partido político, os Conservadores, colocou um anúncio de congratulações no The London Evening News, dizendo "Que o quarto dia esteja com você, Maggie. Parabéns".

O ditado foi usado em um debate de defesa no Parlamento do Reino Unido em 4 de maio de 1994.

A astrofísica e autora Jeanne Cavelos usou o ditado na página 94 de seu livro de 1999, The Science of Star Wars.

Em 2008, surgiram os primeiros grupos do Facebook, comemorando o Dia de Luke Skywalker, com o mesmo bordão.

Em 2011, a primeira celebração organizada do Dia de Star Wars aconteceu em Toronto, Ontário, Canadá, no Toronto Underground Cinema. Produzido por Sean Ward e Alice Quinn, as festividades incluíram um Original Trilogy Trivia Game Show; um concurso de fantasias com juízes de celebridades; e os melhores filmes de tributo da web, mash-ups, paródias e remixes na tela grande. A segunda edição anual ocorreu na sexta-feira, 4 de maio de 2012.

Desde 2013, a The Walt Disney Company celebra oficialmente o feriado com vários eventos e festividades de Star Wars na Disneylândia e no Walt Disney World. A Disney comprou a Lucasfilm, incluindo os direitos de Star Wars, no final de 2012. O final de The Clone Wars foi disponibilizado na Disney + em 4 de maio de 2020. Star Wars: The Rise of Skywalker, bem como uma série de documentários de oito episódios intitulado Disney Gallery: The Mandalorian, também foram disponibilizados na Disney + no mesmo dia. Uma nova série de animação, Star Wars: The Bad Batch, também estreará na Disney + neste dia de 2021.

No Dia de Star Wars 2015, os astronautas na Estação Espacial Internacional assistiram Star Wars.

Também em 2015, os sinos do carrilhão dentro da Torre da Paz em Parliament Hill em Ottawa, Canadá, tocaram o tema "A Marcha Imperial" de Star Wars, entre outras músicas relacionadas ao espaço.

FONTE: WIKIPEDIA